Gestão e administração de pousadas

Em busca de um lugar tranquilo, alguns empreendedores sonham em abrir uma pousada na praia ou no interior. Confira dicas de gestão e administração!

Em busca de um lugar tranquilo, alguns empreendedores sonham em abrir uma pousada na praia ou no interior. Mas é um investimento bastante caro, que necessita de organização, manutenção e dedicação em tempo integral, e ainda inclui lucros baixos.

Começando do zero

É fundamental ter um orçamento financeiro estável para o negócio acontecer e dar certo. Para começar, é preciso dispor de recursos financeiros para serem aplicados na compra do terreno, construção ou reforma (se for o caso), equipamentos e mobiliário, treinamento e contratação de mão de obra, formalização de empresa e gastos com o marketing para divulgação.

Gestão e administração de pousadas

Uma boa opção para quem não dispõe de tanto capital é o arrendamento. Com ele, assina-se um contrato de cessão onde o proprietário de um negócio o entrega para outro para ser explorado e administrado, mediante determinada remuneração.

O local certo para o sucesso do negócio

Procure locais onde o tempo de permanência de visitantes e turistas seja maior, que tenha um bom calendário de eventos, de média e/ou grande infraestrutura de passeios, restaurantes e hospitais. Vale ressaltar ainda que o melhor local é aquele dá vontade de voltar.

Gostar de pessoas é indispensável

Vale a pena pensar que é necessário investir em serviços diferenciados, parcerias, permutas e até mesmo patrocínios, para aumentar a ocupação durante todo o ano de trabalho. O empreendedor precisa ir além do marketing: tem de gostar e demonstrar que gosta de receber pessoas, e estar o mais presente possível em seu negócio.

A maioria dos administradores não sabe, mas os frequentadores de pousadas têm interesse em conhecer os donos. Ser flexível com seus hóspedes também é uma forma de conquistá-los. Tentar se colocar no lugar do hóspede é uma boa tática de planejamento.

Gestão e administração de pousadas

O empreendedor precisa estar atento para que tudo funcione bem. Mão de obra qualificada nem sempre é fácil de encontrar, por isso, vale a pena ensinar os funcionários para que estejam preparados para lidar com vários perfis de hóspedes. É indispensável que o funcionário saiba se portar, falar e escrever corretamente.

Dicas de gestão e administração

Para quem está interessado no mercado de administração de pousadas e deseja adquirir algumas dicas importantes, já é possível fazer cursos por videoaulas no iPED!

Clique aqui e conheça o curso completo