A linguagem coloquial e suas esferas de circulação

A coloquialidade faz parte do nosso cotidiano, pois é dessa forma que mais nos comunicamos. Vamos saber mais?

A linguagem coloquial é a aquela que utilizamos no dia a dia, que não leva as normas gramaticais tão a sério, é a linguagem mais adaptada à nossa fala e às nossas necessidades de comunicação veloz.

A linguagem coloquial surge em contraponto à linguagem culta, que se caracteriza pela obediência das normas gramaticais. A linguagem culta, por sua vez, não significa uma fala difícil, complexa, com palavras de pouco uso, mas apenas uma forma correta perante os livros sobre as maneiras de escrever e falar.A linguagem coloquial e suas esfers de circulação

A coloquialidade.

Faz parte do nosso cotidiano, pois é dessa forma que mais nos comunicamos, mas, mesmo assim, é importante esclarecer os momentos em que não precisamos nos preocupar tanto com todas as regras gramaticais:

# Entre familiares e amigos

Aquele bilhete escrito para seu filho, aquela mensagem de celular para seu amigo, aquela conversa na mesa de bar: essas situações pedem descontração, informalidade, leveza. Não é necessário que você pare e fique refletindo sobre as conjugações verbais apenas para se comunicar com quem mais gosta.

# No trabalho

O ambiente de trabalho é sempre mais formal você se porta de maneira mais profissional, porém, não se sinta acanhado em falar coloquialmente com seus colegas de trabalho mais próximos. Porém, tenha sempre em mente que a linguagem culta é fundamental em determinados momentos!

Não pense em fazer apresentações de projetos ou propostas de serviços fazendo uso da linguagem coloquial. Utilizar com rigidez algumas normas básicas da norma culta lhe darão mais credibilidade e respeito durante uma conversa profissional.

# Na internet

A rede traz uma velocidade na escrita e nas comunicações, fazendo com que as pessoas não se preocupem com as formas de escrita, porém, é preciso mais atenção neste quesito!

Numa conversa privada com amigos ou conhecidos mais íntimos, a linguagem coloquial é realmente a mais apropriada. Não faz sentido manter diálogos entre os amigos como se eles fossem extensos memorandos.

Já na hora de fazer publicações ou apresentações públicas, posts em blogs ou comentários em páginas de notícias, fique atento e opte sempre pela linguagem formal. Um pequeno comentário que seja, com uma frase bem construída e sem erros ou coloquialismos, lhe dará mais credibilidade e transmitirá confiança às pessoas.

A lingugem coloquial e suas esferas de circulação

O coloquial é errado?

Não entenda a linguagem coloquial como um erro, mas sim como uma mostra da versatilidade e da vivacidade de nossa língua. É nas conversas cotidianas e nas novas palavras que surgem desse modo que nossa língua evolui e se aprimora. O importante da língua é comunicar e unir!


Cursos relacionados

Comentários

Artigos em Cursinho Pré-Vestibular

O Golpe Militar no Brasil O Golpe Militar no Brasil

O golpe militar de 1964 levou a população brasileira a vivenciar um dos...

54 anos da renúncia de Jânio Quadros 54 anos da renúncia de Jânio Quadros

Jânio da Silva Quadros nasceu no dia 25 de janeiro de 1917 na cidade de São...

61 anos do suicídio de Getúlio Vargas 61 anos do suicídio de Getúlio Vargas

Ele foi um advogado e também político brasileiro, foi também um líder civil...

Importância da cartografia Importância da cartografia

A cartografia surgiu devido à necessidade do homem de se localizar, curioso...