Como você pode fazer parte do combate ao desmatamento?

Como podemos fazer a diferença nestas ações em prol do meio ambiente? Bem, existem diversas formas de fazer sua parte!

Desde 1988, o Governo brasileiro mantem o foco no combate ao desmatamento, trazendo métodos de monitoramento e divulgação de dados sobre a condição de diversas áreas da região amazônica e garantindo sua segurança frente aos abusos do homem. Com fiscalização integrada, houveram reduções nas taxas de desmatamento por todo o país, principalmente na superfície amazônica, mas o perigo ainda continua.

Com o risco de exploração de animais e problemas durante a industrialização de áreas ambientais, muitas instituições e organizações se mobilizaram pela causa, reunindo voluntários adeptos de suas resoluções para garantir a preservação ambiental e o combate assíduo contra o desmatamento. Nesta luta, ainda não existem vencedores, mas com números reduzidos, já conseguimos controlar a situação e garantir a segurança de boa parte das áreas amazônicas.

Mas como podemos fazer a diferença nestas ações em prol do meio ambiente? Bem, existem diversas formas de fazer sua parte, e a grande maioria inclui alternativas validas para todos os lugares do país, incluindo toda a sociedade frente a um único objetivo. Descubra como fazer sua parte!

Como você pode fazer parte do combate ao desmatamento?

Alternativas sustentáveis no desenvolvimento de municípios

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, ações prioritárias nos principais municípios do país já podem representar um grande diferencial no combate ao desmatamento. A adoção de alternativas sustentáveis pode ser uma boa forma de colaborar: Contar com métodos diferenciados de obtenção energética, cuidados sanitários básicos (principalmente no que se refere à manipulação e descarte de lixo), organização estrutural em empreitadas de todos os tipos, entre outros.

Considerando que existem mais de dois milhões de hectares entre áreas protegidas, devemos respeitar essas delimitações e desenvolver projetos junto a elas, respeitando a presença da natureza e considerando o bem estar ambiental e social na formação de planos desse tipo.

Engajamento em projetos ecológicos e sustentáveis

Como você pode fazer parte do combate ao desmatamento?

Aos que procuram trabalhar diretamente no combate ao desmatamento, a mobilização pode ser uma alternativa eficiente. Inteirar-se sobre projetos e organizações que defendem o meio ambiente e as ações sustentáveis são bons começos, considerando que, uma vez dentro de um programa como esse você nunca mais conseguirá desistir desta luta.

Procure por iniciativas que busquem por voluntários, como os projetos de ONGs nacionais e ideias independentes, encaixando-se num espaço de sua preferencia e auxiliando no combate ao desmatamento, ao desrespeito ambiental e à exploração da natureza. Essa luta não é só do meio ambiente – é de todos nós, e é algo pelo qual não devemos desistir!

Clique aqui e conheça práticas sustentáveis para implementar no dia a dia.


Cursos Relacionados

Comentários

Mais Artigos de Ambiental

Vantagens das energias renováveis para o meio ambiente Vantagens das energias renováveis para o meio ambiente

As fontes renováveis de energia são aquelas consideradas inesgotáveis. Vamos...

Como tirar licença ambiental para sua empresa Como tirar licença ambiental para sua empresa

Para abrir uma empresa é necessária a apresentação de alguns documentos....

A importância do monitoramento da poluição A importância do monitoramento da poluição

A poluição é definida como qualquer forma de energia ou matéria que tornam o...

Estratégias de gestão ambiental no século XXI Estratégias de gestão ambiental no século XXI

Hoje, estratégias de gestão ambiental fazem parte do ambiente de trabalho....