Como funciona o marketing nas causas sociais?

O marketing social ganha uma crescente importância dentro de grandes empresas, cada vez mais dispostas a aderir a novas estratégias de mercado.

Com o objetivo de agregar valor a sua marca e ao mesmo tempo trazer benefícios a um grupo diante de uma causa específica, o marketing social ganha uma crescente importância dentro de grandes empresas, cada vez mais dispostas a aderir a novas estratégias de mercado.

Basicamente essa medida busca aumentar as vendas e tornar a empresa mais competitiva a partir de ações com valores sociais. Trata-se de uma nova lógica de mercado cada vez mais em alta.

A seguir, enumeramos algumas características do marketing e essas causas.

5 passos importantes das estratégias de marketing nas causas sociais

Como funciona o marketing nas causas sociais?

1# - Os consumidores atuais procuram um algo a mais que a marca venha a oferecer. Consequentemente, as empresas passam a traçar estratégias que pensem em condições sociais do bairro, do país, do futuro da sociedade. Nessas circunstâncias, questões como poluição, escassez de água, costumam a atrair os olhares comerciais e, posteriormente, os compradores.

2# - O começo do marketing social ocorreu à medida que abordagens racionais focada apenas em aspectos isolados dos produtos foram dando lugar a formas mais emocionais por meio de conceitos gerais sobre a marca e o produto.

3# - É fundamental para uma boa estratégia de marketing numa causa social, que a marca e essa causa compartilhem um mesmo território. Entenda como território a área de atuação dela. A equipe responsável pela ação precisará linkar o marketing com a causa. É preciso haver uma relação entre elas.

Como funciona o marketing nas causas sociais?

4# - Outro passo bem importante após uma boa aliança entre marca e causa é traçar metas para ambas, até para que a parceria não pareça uma simples exploração por parte da entidade beneficiada. Em muitos casos, a instituição filantrópica tem um peso muito importante, trazendo um retorno muito vantajoso à empresa, assim é fundamental que a contrapartida seja bem clara para que não fiquem dúvidas de que é uma ação bilateral.    

5# - Além disso, é fundamental que a empresa cumpra todos os seus  compromissos devidamente firmado em contrato com a entidade parceira. Uma relação obscura nesse tópico e no anterior fará com que a empresa deixe de sair com uma boa imagem dessa ação para outra totalmente adversa.