Papel da psicologia clínica na medicina

Garantindo a saúde e sanidade mental, a psicologia clínica é uma das partes mais delicadas da psicologia, que trabalha com temáticas variadas.

A psicologia é uma área extremamente ramificada da medicina, que trata de diversos aspectos e problemas da mente humana, direcionando diferentes métodos e aplicações a cada estilo de problema.

No que se refere aos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais, por exemplo, entra a atuação da psicologia clínica, que analisa diferentes problemas desse segmento em relação à reabilitação e à psicoterapia da mente.

Garantindo a saúde e sanidade mental, a psicologia clínica é uma das partes mais delicadas da psicologia, que trabalha com temáticas variadas dentro do estudo de casos mais específicos. O profissional responsável pelo estudo e aplicação desta área na medicina é o psicólogo clínico, que usa da psicanálise, da psicoterapia e da terapia comportamental para interpretar as necessidades e os transtornos psicológicos que acometem o homem nesse segmento.

Sobre a história da psicologia clínica

Papel da psicologia clínica na medicina

A psicologia clínica surge ao final do século XIX, tendo este termo sido usado pela primeira vez pelo norte-americano Lightner Witmer (1867-1956), aluno do conceituado psicólogo, médico e filósofo alemão Wilhelm Wundt. O jovem psicólogo fundou a primeira clínica psicológica na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, além de lançar o primeiro jornal especializado no assunto na mesma época, chamado como “The Psychological Clinic”, ambos os lançamentos em 1907.

O trabalho feito por Witmer era especifico em casos individuais, tratando desde crianças com problemas escolares até sujeitos que se enquadravam entre os princípios depois entendidos como problemas psicoterapêuticos ou psicopatológicos. Vários psicólogos clínicos fundaram em 1917 a Associação Americana de Psicologia Clínica, que em 1919 fundiu-se com a Associação Psicológica Americana, tornando toda a seção em um setor clínico.

Com métodos científicos experimentais aplicados no estudo, a base da psicologia clínica se tornou tanto empírica quanto hermenêutica, desenvolvendo-se uma disciplina própria na medicina para analisar as particularidades da ciência.

Psicologia Clínica

Importância da psicologia clínica na medicina

A psicologia clínica, assim como a psicoterapia, é essencial para o tratamento de artigos específicos da saúde mental do individuo, considerando desde transtornos mentais e psicodiagnósticos simples até a intervenção psicológica (com papel importante da psicoterapia), psicologia da reabilitação, entre outros.

Sua importância e seu papel na medicina vem da análise de etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, prevenção, reabilitação e avaliação mental, que pôde promover maior acesso à saúde da mente e a garantia de tratamento para diversos transtornos mentais que não recebiam qualquer atenção ou cuidado posteriormente à análise aprofundada do conceito de psicologia clínica.

Clique aqui e inscreva-se em nosso curso de psicologia clínica