3 fatos históricos que não são passados nas escolas

Há alguns fatos históricos que simplesmente não são passados nas escolas, sendo ignorados pelos professores e deixados na vala do esquecimento.

Estudar História é importante por diversos motivos, sendo o principal ter acesso ao passado para simplesmente não cometer os mesmos erros no presente ou no futuro, além de também ter uma identidade cultural consolidada, entre outras coisas.

No entanto, alguns dos fatos históricos que são ensinados nas escolas simplesmente são distorcidos pela historiografia convencional ou pelo discurso dos professores, que carregam de ideologia seus ensinamentos.

Mas o pior não é isto: há alguns fatos históricos que simplesmente não são passados nas escolas, sendo ignorados pelos professores e deixados na vala do esquecimento. Vamos conhecer 3 deles nas próximas linhas. Preste muita atenção!

O início da espionagem

3 fatos históricos que não são passados nas escolas

Muitas pessoas pensam que espionagem é coisa de agentes secretos a serviço de sua majestade ou que é coisa que surgiu apenas durante os principais conflitos do século XX.

No entanto, para surpresa de muitas pessoas, a espionagem é algo bem mais antigo, sendo que na China antiga, ela já era praticada, e o próprio Alexandre, o Grande, tinha por hábito lançar mão dela em algumas ocasiões.

Alexandre iniciou uma prática que ainda é usada, só de formas diferentes: ele mandava que seus soldados escrevessem cartas para enviar aos seus familiares do campo de batalha.

Só que depois de enviadas, o próprio Alexandre mandava que estas cartas fossem interceptadas para que posteriormente fossem abertas e lidas. Deste modo, ele passava a saber quem de seus soldados estava de seu lado e quem estava contra.

A última vez que cavalos foram usados em batalha

Sempre muito utilizados por exércitos do mundo todo durante séculos, os cavalos sempre foram uma vantagem estratégica importante para determinar resultados de batalhas e até mesmo de guerras.

No entanto, durante o século XX, eles foram aos poucos sendo substituídos por tanques e por outros veículos automotores, ficando obsoletos frente aos desafios do campo de batalha moderno.

O que pouca gente sabe é que a última vez em que uma cavalaria composta por homens montados a cavalo foi utilizada numa batalha se deu durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma divisão mongol tentou enfrentar uma divisão alemã usando cavalos: o resultado foi desastroso, já que do lado alemão, ninguém morreu, enquanto que do lado mongol, 2 mil tombaram.

3 fatos históricos que não são passados nas escolas

A primeira policial mulher

Hoje tão comuns na maior parte das principais cidades do mundo, policiais mulheres nem sempre foram tão comuns assim. A primeira oficial da História foi Alice Stebbins Wells, que se tornou policial em Los Angeles, em 1910.

Como ela não tinha um uniforme adequado para usar (já que era a primeira mulher), ela mesma fez o seu. 

Quer aprender mais sobre história? Clique aqui e faça nossos cursos e concorra a prêmios.