Técnicas do trabalho podológico

No atendimento ao paciente, o podólogo deve estar preparado para oferecer-lhe amplo respaldo sobre qualquer problema a qualquer momento. Entenda!

Assim como outras áreas especificas da ciência, a podologia é a disciplina responsável pelo estudo dos pés, partindo do ponto de vista da anatomia e patologia. O podologista ou podiatra, profissional que aplica o conceito na prática, conta com as mesmas origens dos profissionais que trabalham a terapia dos pés, agregando seu conhecimento ao estudo técnico e aprofundando de fisiologia, podopatia, biomecânica dos pés, entre outros.

Tratando das constantes agressões sofridas pelos pés, os podólogos podem resolver desde problemas como unhas encravadas, calos e fissuras até intervenções cirúrgicas de maior risco, envolvendo infecções provocadas por micoses, entre outros.

Com diversos estilos de tratamento indicados pela prescrição de profissionais da área, as soluções para cada problema podem ser resolvidas sem muita dificuldade. O estudo da área facilita a resolução de problemas, mas a partir do quadro de cada caso, os tratamentos e técnicas podem ser mais severos e restritos.

Resolução de problemas podológicos

Técnicas do trabalho podológico

No atendimento ao paciente, o podólogo deve estar preparado para oferecer-lhe amplo respaldo sobre qualquer problema a qualquer momento, contando com práticas úteis que priorizam a segurança da anatomia dos pés.

No combate a patologias diversas, a habilitação do profissional entra em jogo, colocando em prática todas as teorias estudadas em sala de aula. O procedimento padrão para obter um diagnóstico é posicionar seu paciente numa cadeira e examinar seu pé, com o devido traje de luvas de procedimento, para evitar qualquer possível contágio.

Na análise, aplique loção antisséptica nos pés do paciente, examinando toda a superfície para buscar por patologias evidentes e não evidentes, definindo como será o atendimento e quais os recursos que serão necessários em mãos.

Sinais essenciais no diagnóstico

Antes da aplicação de técnicas de tratamento, o podólogo deve observar determinados sinais a fim de entender como proceder no caso em questão. Aspectos como dor por movimentos, dor por toque, escamações com ou sem aquosidade, condições anormais dos arcos plantares e transversos, problemas na mobilidade de articulações dos pés, comprometimento de lâminas, desajustes no espectro gravado na palmilha de calçados, desidratação localizada ou generalizada, entre outros.

Técnicas do trabalho podológico

Técnicas gerais de podologia

Em uma síntese geral, boa parte das técnicas de podologia envolve tratamento com tempo de dois a quatro meses de duração. A aplicação de emolientes, cremes hidratantes que contam com propriedades para amolecer a pele, é essencial em boa parte dos procedimentos nos pés. Evitando o contágio, todas as técnicas devem se aplicadas com devida proteção e asseio.

Quer saber mais de podologia? Clique aqui e faça o nosso curso!