Como criar lindas bijuterias

Para fazer bijuterias é necessário contar com os materiais certos para esse tipo de confecção. Vamos conhecê-los?

As bijuterias acabam se tornando acessórios indispensáveis para as mulheres, preocupadas com as tendências da moda. Para cada temporada, esses itens se renovam e apresentam novos estilos, proporcionando diversas combinações para o dia a dia, no trabalho, na faculdade, em um jantar romântico... E o melhor, muitas delas possuem preços bem acessíveis. Por isso, que tal você mesma começar a confeccionar as suas e quem sabe, ganhar uma renda extra?

Como criar lindas bijuterias

Materiais usados para fazer bijuterias

Para fazer bijuterias é necessário contar com os materiais certos para esse tipo de confecção. Cada modelo e acessório exige um tipo de peça. Porém, existem itens básicos que qualquer pessoa a fim de entrar no mercado de confecção de bijus precisa ter.

As correntes são itens indispensáveis para extensões de pulseiras, colares e tornozeleiras, além, é claro, de unir as peças. Os elos são objetos pequenos fundamentais para permitir ligações entre uns e outros objetos, e podem ser encontrados nas cores douradas e prateadas.  Existem ainda os terminais ou miniterminais, os famosos “ganchinhos” de diversos tamanhos para os acabamentos de fios e base de elos e fechos. Os fechos, usados para fechar toda a espécie de colar, pulseira e etc., possuem diversos modelos, sendo que o mais popular deles é o mosquetão – muito fácil para o trabalho.

Além disso, você deverá pensar nas ferramentas de modelagem, corte e fecho de peças, como os alicates, anzóis de arame e fios de nylon.

Mas, de todos os materiais aqui citados, os principais são as mais variadas pedrarias, pérolas, strass, muranos, etc.

lindas bijuterias

Estilos de Bijus

Uma vez que são feitas manualmente, a criatividade é a palavra chave de quem vai produzi-las. Atualmente, dentre as mais populares são as maxi-bijuterias, em pedrarias, que são grandes e chamam muita a atenção no visual das mulheres. Existem as mais clássicas, como as de contas e pérolas, cheias de sofisticação e elegância e as mais artesanais, em madeira e couro, que atraem bastante o público jovem.

Onde aprender e conseguir dicas

As formas de confecção são bastante variadas, pois tudo depende do tipo de bijuteria e os materiais a disposição. Hoje em dia, há muitos cursos para esse mercado, além de revistas de artesanato, sites, blogs e tutoriais na internet, ensinando o passo a passo para ajudar na produção, para quem deseja expandir e aperfeiçoar o seu trabalho.

Agora é comprar os materiais, caprichar na criatividade e praticar!

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e conheça o curso de Bijuterias do iPED que ensina técnicas para criação de peças.