Técnicas para aquecer a voz antes de apresentações

É fundamental uma série de preparações para não fazer feio, com sua voz.

Antes de falar em público ou cantar, é fundamental uma série de preparações para não fazer feio, afinal, todo mundo quer arrasar em qualquer tipo de apresentação, não é mesmo? Por isso, para você conseguir se destacar com a sua voz, irei ensinar as melhores dicas de técnicas para aquecer a voz antes de qualquer apresentação, além de muitas outras dicas para que o nervosismo não atrapalhe esse momento tão importante. Confira então, tudo isso e muito mais agora mesmo, veja:

Dicas top para aquecer a voz antes de apresentações:

Para aquecer a sua voz, você deve praticar alguns sons fundamentais para treinar o timbre e remover qualquer tipo de som que pareça mais anasalado, ou seja, que fale com o nariz. Entre eles, estão:

Barulho de – Brrrrrr:  Esse serve para aumentar a vibração da sua voz. Seus lábios devem ficar bem mais relaxados;

Barulho de – Rrrrrr: Pronuncie de uma forma bem exagerada a letra R;

Barulho de – Mmmmm: Para esse som, é fundamental treinar várias vezes, para não deixá-lo de forma anasalado;

Barulho de – Vvvvv: Esse é a mesma coisa que o exercício acima. Faça de maneira que não deixe o som anasalado e treine várias vezes.

Como não deixar o nervosismo te atrapalhar?

Falar em público ou cantar frente a uma multidão de pessoas, é motivo suficiente para deixar qualquer ser humano com o coração batendo a mil por hora. É como se ele fosse quase sair pela boca! O ar para respirar parece faltar e, muitas vezes, até trememos de tanta emoção. Para isso, damos um único nome: nervosismo.

O nervosismo é bom, mas em excesso pode atrapalhar muito. Portanto, que tal não deixar que ele te atormente nessas horas? Para acabar com ele ou reduzir essa tensão tão grande, existem algumas técnicas, assim como as que ensinamos acima para o treinamento de voz.

Primeiramente, tente inspirar e expirar quantas vezes forem necessárias. Ou seja, puxe o ar e depois solte calmamente. A técnica tende a oxigenar bastante o cérebro e nos deixar mais calmos. Além disso, tomar um pouco de água, é essencial.

Pensar coisas positivas, como: Eu vou dar certo! Eu posso! Eu consigo! Entre muitos outros é imprescindível, poiscom calma e confiança no que pensamos e sentimos, nós temos a capacidade de atrair e conquistar o público do outro lado.

Aprenda muitas outras técnicas e cuidados com a voz no curso de Falar em Público do iPED.


+ Artigos e Dicas