O que são as teias e cadeias alimentares?

A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que estão ligadas entre si. Ela também é chamada de rede alimentar. Confira mais detalhes!

A alimentação dos seres vivos é composta por uma série de caminhos que se interligam e formam o que chamamos de teias e cadeias alimentares. Neste texto, vou te mostrar o que são e como elas funcionam. Você também ficará por dentro de muitos outros detalhes sobre este assunto.

Confira!

O que são as teias e cadeias alimentares

A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que estão ligadas entre si. Ela também é chamada de rede alimentar. Contudo, a teia alimentar é representada por várias relações entre os organismos dentro de um ecossistema.

E para você entender ainda melhor do que estamos falando, vamos agora ao significado de ecossistema:

O que é o ecossistema

É o local ou o meio ambiente em que se desenvolvem diversas relações mútuas entre todos os seres que nele habitam. Entre eles, os seres humanos e todas as espécies animais que moram em um determinado local.

Como funcionam as teias e cadeias alimentares

Um ser vivo que está em um ecossistema pode pertencer a diferentes tipos de cadeias alimentares. Isso porque ele pode se alimentar de outro ser vivo ou, também, servir de alimento para outros. E é nesse processo que as cadeias alimentares acabam se encontrando e formando uma teia alimentar.

Sendo assim, a cadeia alimentar nada mais é que uma sequência de seres vivos que se dividem em três classificações: os produtores, os consumidores e os decompositores. Nesta ordem alimentar, tudo ocorre de maneira recorrente a outra. Isto é, os seres vivos se alimentam daqueles que os antecedem e assim sucessivamente, para depois serem comidos por aqueles que estão a seguir, de acordo com a devida hierarquia.

Dessa forma, o ciclo da cadeia alimentar tem o seu início com os seres vivos produtores: plantas, algas e, também, alguns tipos de bactérias e protozoários. Assim, os consumidores primários se alimentam dos produtores.

Depois, chega a hora dos consumidores secundários - que se alimentam dos consumidores primários -, e dos consumidores terciários - que se alimentam dos consumidores secundários.

Os decompositores são as bactérias e fungos que realizam o papel de devolver à cadeia alimentar a matéria decomposta necessária para a alimentação dos produtores. Sendo assim, eles encerram o ciclo.

Aprenda isso e muito mais no preparatório para ENEM do iPED. Fique ligado na agenda de aulas ao vivo e grátis.


+ Artigos e Dicas