A Importância da Assistência de Enfermagem ao paciente com HIV

Profissionais de enfermagem devem tomar alguns cuidados especiais com pacientes com HIV. Veja nossas dicas e recomendação!

É de conhecimento de todos que os profissionais de enfermagem devem tomar alguns cuidados especiais com pacientes de determinadas doenças, mas a assistência de um enfermeiro a um paciente soropositivo é de extrema importância. Um paciente portador do vírus HIV possui uma imunidade muito baixa, portanto, a probabilidade do desenvolvimento de doenças e infecções se torna muito maior. Sendo assim, uma assistência deve ser feita com total perícia sobre o caso.

Por isso, neste artigo separamos 5 dicas que todo enfermeiro, ou estudante desta área deve saber para se tornar um ótimo profissional, veja quais são:

5 qualidades de um bom enfermeiro

A Importância da Assistência de Enfermagem ao paciente com HIV

O tratamento e acompanhamento da parte da enfermagem ao paciente não pode apenas se resumir em cuidados relativos à saúde, já que podemos listar alguns dos temas que devem ser de conhecimento do enfermeiro:

Amizade com o paciente: Desenvolver uma relação de parceria, amizade com o paciente, conseguir que ele se sinta totalmente a vontade para conversar e se tratar com o enfermeiro.

Conhecimento sobre o HIV: O responsável pela enfermagem deve possuir conhecimento técnico sobre o HIV, aspectos clínicos da infecção e de diagnóstico, por exemplo.

Segurança do profissional: O enfermeiro possui, em relação a uma possível infecção, por exemplo, procedimentos de segurança a seguir, na relação cotidiana, ou em caso de algum acidente.

Parceria social: Se preparar psicologicamente, para poder dar suporte ao paciente, e exercer uma função importante na inserção social do soropositivo.

Cuidados gerais: Quem presta essa assistência, tem como principal função, os cuidados de rotina que são necessários para cada paciente, e um acompanhamento para evitar qualquer tipo de complicação, já que o mesmo está propenso a ter infecções e doenças com facilidade.

Por isso, um enfermeiro possui diversos conhecimentos sobre infectologia, e sabe o devido tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente. Mesmo assim, é indicado que o profissional tenha uma especialização extra para auxiliar nesse atendimento personalizado, que pode ser realizado em ambiente hospitalar ou domiciliar.

A Importância da Assistência de Enfermagem ao paciente com HIV

Sobre o curso de Assistência de Enfermagem ao Paciente com HIV

O iPED disponibiliza um curso que trata exatamente desses aspectos citados, que envolvem os cuidados e a relação com um paciente com HIV.

O curso de Assistência de Enfermagem ao paciente com HIV descreve diversos tópicos sobre o vírus HIV, sobre sua transmissão, diagnósticos e prevenção, e também sobre os cuidados que se fazem necessários de acordo com cada tipo de paciente (crianças, gestantes e idosos).

O curso pode ser feito por curta ou média duração, sendo que o de média duração possui certificação.