Como funciona a auditoria em enfermagem

A auditoria de enfermagem cumpre papel decisivo no que diz respeito ao remanejamento de pessoal, bem como ao aumento de contingente para as áreas.

Há muitos tipos de auditoria, que atuam em diversas áreas, sempre procurando exercer a função de fiscalizar/auditar os serviços que são feitos por estas respectivas áreas.

Mas uma das mais curiosas de todas é a auditoria de enfermagem, que é extremamente importante e que nós vamos detalhar nas próximas linhas deste artigo para que você saiba exatamente como se dá o seu funcionamento.

Para que ela serve?

Como funciona a auditoria em enfermagem

Antes de qualquer coisa, é importante procurar entender para que serve a auditoria de enfermagem, que nada mais é do que a atividade que identifica quais são as áreas do serviço de enfermagem, procurando dar auxílio para que as decisões sejam tomadas.

A auditoria de enfermagem cumpre papel decisivo também no que diz respeito ao remanejamento de pessoal, bem como também ao aumento de contingente para determinadas áreas e muito mais.

Por conta disto, ela é de suma importância para que tudo funcione da melhor maneira possível dentro de um setor de enfermagem, já que ela também fornece importantes dados que contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços prestados por este setor.

Como se dá o seu funcionamento de fato?

 auditoria em enfermagem

Agora que você já entende qual é a finalidade da auditoria de enfermagem e inclusive já é capaz de entender também qual é a sua importância para o processo como um todo, você já poderá saber também como se dá de fato o seu funcionamento.

A auditoria de enfermagem funciona de modo bem simples, por meio de um sistema de fiscalização, que atualmente, na maior parte dos hospitais, por exemplo, é feito de modo totalmente informatizado.

Há inclusive programas específicos que são voltados para esta finalidade, que permitem que a auditoria de enfermagem seja realizada de modo muito mais eficaz e muito mais prático.

Deste modo, fica muito mais fácil fazer com que dados importantes sejam computados e armazenados, para que sejam analisados de modo mais frio futuramente, mostrando uma fotografia mais legítima da área como um todo.

Mas ainda há, é claro, profissionais de auditoria de enfermagem que simplesmente lançam mão de métodos mais tradicionais para armazenar os dados necessários para exercer uma boa auditoria.

Dentre estes métodos, podemos visualizar a presença das boas e velhas anotações, que permitem que situações sejam observadas no detalhe, e que exigem do auditor uma presença mais constante dentro de todo o processo de enfermagem, deixando sua auditoria de enfermagem muito mais próxima da realidade.