Como funciona a bolsa de valores?

A bolsa de valores é o local onde se concentra a negociação de títulos de empresas, sejam elas de capital público, privado ou misto. Veja mais!

A bolsa de valores é o local onde se concentra a negociação de títulos de empresas, sejam elas de capital público, privado ou misto. Na bolsa de valores, acontece o acompanhamento do valor das ações das companhias, que são pequenos títulos que fazem parte de um todo e que podem ser adquiridas por qualquer pessoa. Essa oferta de ações por parte das empresas nada mais é que uma forma de injetar capital para seus cofres.

Esses investidores de títulos se tornam, de certa forma, donos dessas companhias que oferecem ações ao mercado e seus lucros estão ligados a valorização e desvalorização dessas ações junto ao mercado financeiro. Quanto mais ações um acionista possuir de determinada empresa, maior será sua importância dentro dela.

No mercado financeiro existem dois tipos de ações que se pode investir

Ações Normativas ou ON: São consideradas as melhores por grandes investidores porque dão direito aos mesmos de votar nas assembleias da empresa, permitindo ao acionista a participação mais efetiva.

Ações Preferenciais Normativas ou PN: Indicada para pequenos investidores que utilizam a bolsa de valores como meio para complementar a renda. Elas não permitem ao acionista a opinar nas decisões da empresa, mas aquele que escolhe esse método, recebe os lucros primeiro.

Como investir

Para ser acionista da bolsa de valores é necessário, primeiramente, ter coragem de arriscar e um capital guardado. Com essas ferramentas em mãos, o segundo passo é procurar por uma corretora cadastrada na Comissão de Valores Mobiliários. As corretoras atuam como pontes entre os investidores e as empresas que liberam ações a serem compradas.

Feito isso, essa mesma corretora irá abrir uma conta para você na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Com esse cadastro e conta é possível começar a comprar e vender ações, mas para isso, é preciso conhecer os tipos de investimentos possíveis:

  • Clubes de Investimentos – é quando um grupo de 3 a 150 pessoas se junta para adquirir ações, que cobram taxas mas saem mais baratas que o fundo de investimento, por exemplo.
  • Fundos de Investimentos Profissionais – Método mais simples na compra de ações que não requer conhecimento em economia. Nesse esquema, o investimento mínimo é de R$ 1000 e você não precisa fazer nada, pois o fundo compra as melhores ações e repassa os lucros posteriormente.
  • Home Broker – O home broker é o meio para quem quer negociar suas ações, participando ativamente da compra e venda delas. A vantagem desse método é a isenção de taxas, mas também tem desvantagens, como o prejuízo que é unicamente seu. 

Aprenda muito mais sobre investimentos clicando aqui!


Cursos de Finanças


+ Artigos e Dicas