O marketing social ganha uma crescente importância dentro de grandes empresas, cada vez mais dispostas a aderir a novas estratégias de mercado.
Com o objetivo de agregar valor a sua marca e ao mesmo tempo trazer benefícios a um grupo diante de uma causa específica, o marketing social ganha uma crescente importância dentro de grandes empresas, cada vez mais dispostas a aderir a novas estratégias de mercado.
Basicamente essa medida busca aumentar as vendas e tornar a empresa mais competitiva a partir de ações com valores sociais. Trata-se de uma nova lógica de mercado cada vez mais em alta.
A seguir, enumeramos algumas características do marketing e essas causas.
1# - Os consumidores atuais procuram um algo a mais que a marca venha a oferecer. Consequentemente, as empresas passam a traçar estratégias que pensem em condições sociais do bairro, do país, do futuro da sociedade. Nessas circunstâncias, questões como poluição, escassez de água, costumam a atrair os olhares comerciais e, posteriormente, os compradores.
2# - O começo do marketing social ocorreu à medida que abordagens racionais focada apenas em aspectos isolados dos produtos foram dando lugar a formas mais emocionais por meio de conceitos gerais sobre a marca e o produto.
3# - É fundamental para uma boa estratégia de marketing numa causa social, que a marca e essa causa compartilhem um mesmo território. Entenda como território a área de atuação dela. A equipe responsável pela ação precisará linkar o marketing com a causa. É preciso haver uma relação entre elas.
4# - Outro passo bem importante após uma boa aliança entre marca e causa é traçar metas para ambas, até para que a parceria não pareça uma simples exploração por parte da entidade beneficiada. Em muitos casos, a instituição filantrópica tem um peso muito importante, trazendo um retorno muito vantajoso à empresa, assim é fundamental que a contrapartida seja bem clara para que não fiquem dúvidas de que é uma ação bilateral.
5# - Além disso, é fundamental que a empresa cumpra todos os seus compromissos devidamente firmado em contrato com a entidade parceira. Uma relação obscura nesse tópico e no anterior fará com que a empresa deixe de sair com uma boa imagem dessa ação para outra totalmente adversa.
Marketing de Conteúdo
Explica como monitorar os resultados do marketing de conteúdo, como utilizar as plataformas de automação e muito mais.
Curso Grátis
Publicidade
Ensina conceitos sobre a Publicidade, estratégia, ação psicológica, além de dicas de como criar um Slogan e um anúncio de forma...
Curso Grátis
Como usar o Canvas para Planejar
Ensina sobre conceitos de modelos de negócio, sobre a metodologia do quadro...
Curso Grátis
Entendendo o Novo Consumidor
Explica como identificar a geração Z, quem é essa geração, os canais de...
Curso Grátis
O que Silvio Santos pode ensinar sobre superação financeira
Tornou-se um dos mais consagrados e queridos ícones da televisão e do público...
Importância de um site profissional para empresas
Investir no visual é uma das dicas, afinal, as cores têm o poder de repelir...
Buscando estratégias para alcançar o sucesso da corporação
O caminho para uma empresa alcançar o sucesso é formado por alguns degraus....
Marketing na gestão empresarial
Não adianta ter um bom produto, mas não ter um público que o consuma. Vamos...