Cuidados gerais para o hipertenso

A hipertensão arterial ou – como é mais conhecida – pressão alta é uma doença onde os níveis tensionais do sangue se elevam.

A hipertensão arterial ou – como é mais conhecida – pressão alta é uma doença onde os níveis tensionais do sangue se elevam. É uma síndrome metabólica que geralmente é acompanhada por outras alterações, como a obesidade, por exemplo. Atualmente, 20% da população brasileira é portadora dessa anomalia sanguínea, e metade da população que possui  obesidade é portadora da hipertensão.

Como ocorre a hipertensão

Cuidados gerais para o hipertenso

Pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, não mais se contraindo ou de se dilatarem, também pode ocorrer quando o volume sanguíneo se torna muito intenso, exigindo uma pressão maior para conseguir circular pelo nosso corpo. Atualmente, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, isso acontece principalmente por ela poder favorece uma série de outras doenças.

Essa doença não tem cura, mas existem varias formas de tratamento que podem controlá-la. Devemos deixar claro que apenas um médico especializado pode dizer qual é o melhor tratamento para cada paciente, que depende das comorbidades (a diabetes, por exemplo, é considerada uma delas) e quanto a sua pressão está, efetivamente, medindo.

Medicamentos e hipertensão

Nem sempre o tratamento para a pressão alta é baseado em medicamentos, mas se forem recomendados deve-se aderir ao tratamento e continuar a toma-los mesmo que esteja se sentindo bem. Mas mesmo aqueles que fazem um tratamento a base de medicamentos é primordial que adotem um novo estilo de vida, um estilo de vida saudável.

Cuidados gerais para o hipertenso

Algumas alternativas de saúde para evitar hipertensão

É necessário mudar o seus hábitos alimentares, o seu peso deve ser sempre o mais próximo do ideal, a sua dieta deverá cortar a ingestão de grandes quantidades de doces, evitar o consumo de frituras, não consumir alimento enlatados ou embutidos, não usar alimentos industrializados (molhos prontos, como ketchup, mostarda, caldos concentrados etc.), substituir o sal pelos considerados temperos naturais, que são o limão, o alho, a cebola, o cheiro-verde, orégano, coentro, manjericão cominho, entre outros.

Além do cuidado com a sua nova dieta deve se tomar outros cuidados, será necessário praticar atividades físicas com regularidade, não se estressar com frequência, aproveitando sempre os momentos de lazer. Se você fumar, vai ter que fazer um sacrifício e abandonar esse vicio (que será muito bom para a sua saúde em geral, não apenas para a pressão), não será estritamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas – embora não possa acontecer todo dia, a sua ingestão será controlada, poucas vezes por semana, e terá que controlar essas comorbidades como a diabetes e a obesidade.

Conheça  mais sobre Hipertensão Arterial Sistêmica matriculando no curso de Enfermagem Diabetes e Hipertensão.

Bons Estudos.