Pasta americana para deixar a cobertura do bolo perfeita

A cobertura do bolo com pasta americana precisa ser feita com muito cuidado. Confira nossas dicas!

Usada para decorar bolos em ocasiões especiais, como aniversários e casamentos, muitos boleiros utilizam a pasta americana para deixar seus doces com ar mais delicado e sem imperfeições. Mas apesar de parecer uma tarefa nada simples de ser realizada, é importante tomar muito cuidado em todas as etapas do procedimento do produto.

Para utilizar a pasta americana, o confeiteiro precisa ter noção de que a superfície precisa estar bem lisa e sem imperfeições, como trincas ou pontinhos levantados. Esse é um dos pontos de maior relevância para o sucesso do trabalho.

O tempo de preparo médio para a colocação da pasta americana, é de 40 minutos e os ingredientes são os seguintes: seis colheres de sopa de água, dois pacotinhos de gelatina em pó sem sabor, duas colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada, duas colheres de sopa de glicose de milho e um quilo de açúcar de confeiteiro.

Para iniciar o preparo, a gelatina em pó deve ser dissolvida na água por cinco minutos e levada ao fogo em banho maria, adicionando aos poucos a glicose e a gordura vegetal que deve ser mexida até ficar toda dissolvida. Quando isso acontecer, retire do fogo acrescente o açúcar até formar uma massa. Espalhe-a na bancada até dar o ponto de abrir com um rolo de massa.

Sua pasta americana está pronta para ser colocada em cima do bolo!

Pasta americana para deixar a cobertura do bolo perfeita

Colocando a pasta sobre o bolo

Faça um bolo pão-de-ló e corte ao meio, com a ajuda de uma faca de serra, para obter dois discos. Para que o bolo não esfarele na hora de cortar, asse-o no dia anterior.

Após obter as fatias de pão-de-ló, prepare o recheio do bolo, não esquecendo de que ele será coberto com pasta americana. O recheio deverá ser feito sobre fatias de pão-de-ló dentro de um aro inox devidamente forrado, na parte interna, com um plástico.

A cobertura do bolo com pasta americana precisa ser feita com muito cuidado. Sendo assim, as fatias de pão-de-ló devem ser umedecidas com calda para bolos. Além disso, independente do recheio é importante que ele constitua uma camada uniforme, praticamente com uma mesma espessura, pois isso permitirá que o disco de pão-de-ló que virá por cima do recheio fique bem nivelado e com superfície regular.

Depois de rechear o bolo, utilize uma fatia do fundo do pão-de-ló para ser colocada ao contrário para que a parte de cima do bolo fique bem nivelada e facilite a cobertura com a pasta.

Pasta americana para deixar a cobertura do bolo perfeita

Para que o bolo fique exatamente na altura do aro, deixe a última fatia um pouco mais alta que o aro, sendo de um centímetro a um centímetro e meio. Além disso, a prensagem deverá ser feita por meio da colocação de peso sobre ele, podendo-se utilizar uma panela com água, que deverá apoiar-se em um disco de alumínio plano que ficará em contato com a superfície do bolo. A quantidade de água deverá ser suficiente para fazer prensar levemente o bolo sem que ele deforme ou fique esmagado.

Feito isso, o bolo está pronto para ser decorado de acordo com seu gosto. Use a criatividade! E torne-se um profissional, clique aqui e faça o curso completo.