Matemática infantil: por que tão difícil?

É preciso estimular o debate entre os pequenos alunos, fazer com que eles pensem, entre si, sobre os resultados da matemática. Entenda!

Muito se fala a respeito da dificuldade que as crianças têm de assimilarem a matemática, e de seus sérios problemas de aprendizado que levam a resultados ruins, médias baixas no boletim e, até mesmo, recuperação, fazendo com que elas enxerguem a matéria como um bicho de sete-cabeças e faça dela algo a ser odiado.

O que nunca foi analisado, por parte dos pais dos pequenos e, inclusive, pelos professores é que cada criança tem uma forma de assimilar as coisas e isso deve ser levado em consideração pelos mestres, a fim de extrair o conhecimento de cada aluno a respeito da disciplina.

Matemática infantil: por que tão difícil?

Aulas robóticas, que ensinam as fórmulas, conceitos e regras da matemática e depois se concretizam com a aplicação de atividades monótonas e repetitivas, com o propósito de que sejam absorvidas pelos alunos são uma forma antiquada e ultrapassada de aprendizagem que devem ser reconsiderados.

Entenda, esses métodos não podem ser ignorados, pois de certa forma, o básico, o famoso arroz com feijão até que funciona, contudo não devem ser vistos como única opção de ampliar o conhecimento da criançada.

É preciso estimular o debate entre os pequenos alunos, fazer com que eles pensem, entre si, porque aquela fórmula chega a determinado resultado, a fim de entender o conceito, não decorá-lo. Por meio do exercício de dialogar, é possível que eles conseguiram filtrar de maneira mais eficiente as informações e assimilá-las melhor.
Maneiras eficazes de ensinar matemática para as crianças

Como estimular o aprendizado da Matemática Infantil?

Matemática infantil: por que tão difícil

Professores e pais podem adotar métodos muito simples para estimular o aprendizado das crianças, fazendo com que a matemática não seja mais temida por elas. São eles:

  • Blocos de construção – Blocos que possuem formas de retângulos, quadrados, triângulos, entre outros, fazem com que as crianças sejam estimuladas a organizar, pensar nos encaixes e desenvolver uma habilidade para a lógica, muito exigida na matemática. Essas pequenas habilidades de engenharia e geometria fazem elas perceberem os erros e aprenderem com eles.
  • Quebra-cabeças – Esse simples brinquedo estimulam o raciocínio espacial e aumentam a compreensão dos pequenos quanto a formas e tamanhos. Elas também se tornam mais ágeis ao que diz respeito a sequência e ordenação.
  • Jogos de Tabuleiros – Damas, xadrez, joga da velha, banco imobiliário ou jogos de labirintos em computadores – já que as crianças estão cada vez mais conectadas – são fundamentais para estimular a aprendizagem nas crianças. Eles proporcionam o entendimento a respeito de valores, tamanho, sequencia, contagem, estratégia e lógica, assuntos abordados na matéria. 

Quer saber mais sobre a Matemática Infantil? Clique aqui e confira nosso curso completo!