Como funciona a dieta Dukan?

A proposta da dieta Dukan é emagrecer de forma natural, comendo apenas proteínas e legumes, sem limite de quantidade. Entenda!

A proposta da dieta Dukan é emagrecer de forma natural, comendo apenas proteínas e legumes, sem limite de quantidade. Seguindo os passos corretamente é possível perde até 10 kg em um mês.

Ela possui quatro fases, de tempos diferentes. A primeira se chama Ataque, a segunda Transição, a terceira Consolidação e a quarta e última Estabilização. Cada etapa propõe o consumo de determinado grupo de alimento para alcançar a perda de peso.

# Fase 1 – Ataque

É a mais radical! Com duração de 5 dias, a intenção é preparar o organismo para responder melhor à dieta. O foco é o consumo de proteínas, e o consumo de outros alimentos é limitado.

Nesta primeira fase é permitido variar o cardápio com oito classes de alimentos. São eles: Carne magra, carne branca, peixe, miúdos (fígado, rim e língua de vitela e frutos do mar), frios, laticínios, ovo, água e temperos. Ou seja, carboidrato zero.

Como funciona a dieta Dukan?

# Fase 2 – Transição

Hora de alternar! Nesta etapa é liberado o consumo de legumes e verduras à vontade, mas em dias alternados.

 Funciona assim, um dia você segue o cardápio de acordo com a fase 1 e no dia seguinte adota o da fase 2. Siga a alternância até perder os quilos desejados.

Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.

# Fase 3 - Consolidação

Concluído o objetivo da perda de peso, agora começa a fase3. Ela é baseada na quantidade de peso perdido: 10 dias para cada quilo jogado fora.

Se você perdeu 5 quilos, deve repetir a dieta por 5 vezes 10 dias, ou seja, 50 dias. Proteínas, legumes e vegetais continuam na preferência, mas sem precisar alterná – los.

Como funciona a dieta Dukan?

Frutas, cereais e tuberculosos (batata doce, beterraba, cenoura, mandioca e outros.) começam a ser introduzidos ao cardápio novamente. Esta fase requer atenção redobrada, é importante saber reintroduzir estes alimentos sem cometer excessos.

# Fase 4 - Estabilização

Acabaram as restrições! A partir da fase 4 você pode consumir o que desejar. Porém, uma vez na semana deve ser feito o cardápio da fase 1, só com proteínas. Isto deve ser feito a vida inteira, para não voltar a engordar.

É recomendado o consumo de farelo de trigo e aveia diariamente. Eles possuem uma dose alta de fibras que ajudam a saciar a fome e fazem o intestino funcionar melhor.

Confira outras dicas de dieta e nutrição clicando AQUI.