Técnicas para tocar cavaquinho

O cavaquinho é um dos instrumentos favoritos dos adeptos de ritmos mais agitados, com levadas no pagode, no samba e em músicas brasileiras.

O cavaquinho é um dos instrumentos favoritos dos adeptos de ritmos mais agitados, com levadas no pagode, no samba e em músicas brasileiras. Aos iniciantes, pode ser difícil dominar as técnicas do instrumento, que carregam muito mais ritmo, delicadeza e experiência por parte dos músicos relacionados.

Com ou sem um mestre para lhe ensinar sobre a prática do instrumento, algumas dicas podem ser muito uteis no desenvolvimento de seu aprendizado, colaborando não só com o pleno entendimento sobre o instrumento como com o domínio da arte entre seus dedos, permitindo que você possa explorar o instrumento e desvendar seus mistérios por si mesmo, criando e inovando em seu toque.

Com duvidas sobre como deve começar a tocar seu instrumento? Algumas técnicas infalíveis dos grandes mestres podem resolver o problema. Conte com novas estratégias para tocar e domine o cavaquinho em pouco tempo.

Técnicas para tocar cavaquinho

Técnica de rasgado

Essa técnica de toque é uma das mais conhecidas, onde o instrumento harmônico é tocado para acompanhamento de cantares e danças variadas. Nessa técnica, o som produzido é mais grave e mais alinhado, sem um ritmo solitário, pois deve acompanhar a harmonia dos outros instrumentos envolvidos.

Técnica de ponteado

Nesse estilo de toque, o cavaquinho é tocado sozinho, contando com seu executante solando simplesmente a melodia, sem outros destaques. O instrumento assume uma postura mais encorpada nessa técnica, tocando com escalas mais abertas e uma afinação mais grave.

O instrumento passa por transformações continuas em sua afinação a partir do estilo musical tocado, além de considerar acompanhamentos variados pelo gênero musical que estiver sendo aplicado. O cavaquinho conta com uma longa contribuição na história da musica nacional, sendo muito influente na música entre outros cordofones de seu grupo musical.

Técnicas para tocar cavaquinho

O instrumento tem a responsabilidade de ambientar a sonoridade do local, trazendo uma harmonia diferenciada, com afinações rusticas, recursos naturais e uma musicalidade incrivelmente artística. Como qualquer instrumento popular, o cavaquinho pode tocar todo o tipo de musica, desde que siga seu padrão de afinação e conte com partituras próprias para tocar.

Com tanta verticalidade e musicalidade, é impossível não conseguir aprender a tocar o cavaquinho; O instrumento é muito forte e variado, sendo um estimulo para a prática de vários estilos musicais, brasileiros ou não. Com regionalidade marcada e uma acentuada inclinação à música popular, o cavaquinho nunca sai de moda, e é um instrumento prazeroso de se explorar e descobrir de tempos em tempos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, clique aqui e matricule-se no curso!