Princípios do Webdesign

O webdesign é uma atividade que nasceu nos anos 90, com o início da popularização da Internet. Hoje em dia, esse profissional é muito requerido.

Entendendo por design a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de artefatos – artefatos estes que incluem inúmeros tipos de objetos, serviços, marcas e imagens.

Partindo dessa definição, não fica difícil de entender o conceito de webdesign: o foco do projeto é a construção de páginas da web, os websites.

Se pararmos para lembrar como que eram as páginas da web há vinte anos atrás, iriamos nos deparar com sites mal trabalhados e rudimentares, nem um pouco bonitos esteticamente ou atraentes ao navegador.

Isso explica em parte a importância do webdesign, uma profissão recente, mas imprescindível.

O principal objetivo do webdesign

Princípios do Webdesign

Agora que já sabemos a definição de design e webdesign, fica fácil entender o objetivo desse ramo.

O profissional da área é responsável pela elaboração de um site que seja esteticamente interessante, fácil de navegar, dinâmico e interativo, seguindo os interesses e as informações que o cliente passar.

O webdesign responsabiliza-se pelo desenvolvimento da parte gráfica desses sites. Para isso, será necessário entender de elaboração de ilustrações, combinação de cores, navegabilidade, combinação de cores, disposição de elementos gráficos no site, uso de animações gráficas e fontes.

Essa profissão é responsável, inclusive, pela criação de layouts, projetos, scripts e o melhoramento da estrutura dos sites.

O webdesign é uma atividade que nasceu nos anos 90, com o início da popularização da Internet. Hoje em dia, esse profissional é muito requerido por diversas empresas.

Conhecimentos específicos

O webdesign é uma área que requer conhecimentos muito específicos. Requer, por exemplo, muita criatividade e conhecimentos técnicos de linguagem de internet e softwares gráficos.

Um webdesigner precisa ser especialista em Adobe Photoshop, Illustrator e Fireworks para a geração e edição de imagens; Macromedia Dreamweaver para trabalhar com CCS e linguagem de marcação. As animações interativas requerem o Adobe Flash.

Princípio do Webdesign

Outros papéis

O webdesigner pode atuar em outras áreas que fogem um pouco com o que citamos até agora. Ele pode, por exemplo, trabalhar com linguagem de programação, como as linguagens de marcação (ex: XHTML, HTML e XML).

Ter conhecimento nessas outras áreas e linguagens é importante caso o webdesigner precise modificar o modelo de página da web (web template).

O webdesign é, acima de tudo, uma profissão que requer muita criatividade. O profissional deve entender sobre teoria das cores e história da arte, por exemplo, para conseguir montar um web site que seja atraente e que atenda às demandas do cliente e do público-alvo.

Capacite-se: matricule-se já no curso de Princípios de Webdesign do iPED!