Dicas para tirar o máximo Illustrator CS5

A partir de hoje você transformará sua forma de usar o CS5. Ficou curioso, então veja!

Diretamente da família do Photoshop, o Adobe Illustrator é um software de design com uma interface rica de detalhes e muitos recursos para utilizar. O que muita gente não sabe é como usar o máximo que esse programa pode oferecer.

Não sabia, melhor dizendo. A partir de hoje você transformará sua forma de usar o CS5. E nem precisará desembolsar dinheiro para entrar em algum curso. Basta ficar atento às nossas dicas:

Dicas para tirar o máximo Illustrator CS5

Três maneiras de otimizar o Illustrator

1# Utilizar atalhos

Como o próprio nome diz, atalhos são outros caminhos para se conseguir alcançar um objetivo. Conhecendo qual tecla executa uma ação, seu trabalho será mais ágil. Por exemplo, em vez de inserir ferramenta tendo que clicar nelas a cada vez, basta acionar uma única tecla (M = retângulo; T = texto).

Algumas ações como inserir objetos ordenadamente demandam a ocupação de mais dedos: Shift + Alt cria um quadrado ao centro.

2# Tenha todas as ferramentas à mão

Coisas simples facilitam a vida. Com o Illustrator não é diferente. Antes de iniciar um trabalho ou editá-lo, disponibilize ferramentas como a Symbol. Com ela exposta na lateral da tela de edição, você não precisará retornar ao Menu sempre que for preciso.

3# Otimize seu computador

Ferramentas como o Illustrator consumem muita memória e precisam de um disco rígido com capacidade de armazenamento muito grande. Um das dicas para elevar o desempenho da sua ferramenta é fazer a desfragmentação do disco, ou defina outro disco para salvar e trabalhar seus projetos do CS5.

Como tirar o máximo do seu Illustrador CS5

Fique de olho nas configurações

Seja em notebook, Mac ou desktop, o Illustrator (e qualquer outro programa de edição do Adobe) consumirão muita memória. Verifique itens como a capacidade da Memória RAM, cachês utilizados pelo programa e o espaço no disco rígido.

A utilização do CS5 dependerá bastante da capacidade da sua máquina. Então vale a pena estar sempre de olho, para não ser pego desprevenido e correr o risco de perder algum trabalho.

Consulte os universitários

No mercado não faltam conhecedores sobre o tema. Há diversas opções de cursos – do básico ao avançado ou expert – feitos presencialmente ou à distância. Não faltam fóruns online, onde os designers/simples usuários compartilham informações (especialmente truques e dicas) de forma gratuita.

Basta procurar com atenção em sites de busca ou em canais de vídeo. Nesses, há tutoriais para tirar o máximo do CS5.