Branding e a identidade visual

Branding é a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma marca relativa a uma empresa, produto ou pessoa. E a identidade visual? Confira!

Branding e identidade visual são dois conceitos ligados à ideia de marca e publicidade, podendo aparecer juntos em diversos contextos.

Antes de mais nada, devemos saber claramente o que é uma marca. Marca é o conjunto de características que são materializadas em logos, mascotes, músicas, grafismos (desenhos, por exemplo) etc.

São a fachada de uma empresa e, por isso, deve sintetizar todos os valores característicos dela.

O que é Branding?

Branding e a identidade visual

Branding é a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma marca relativa a uma empresa, produto ou pessoa. Branding é o conjunto de práticas e soluções que uma marca necessita para “sobreviver” no mercado, ou seja, construí-la ou torna-la forte o suficiente para se destacar em meio as demais.

A execução do branding não se limita a ações de marketing que a divulgam e a posicionam no mercado, mas também por algumas ações internas na própria empresa, transmitindo, assim, a imagem ideal.

O principal objetivo da marca é aumentar seu valor monetário e, por consequência, aumentar o valor da empresa em si.

Como o Branding é realizado?

Para que uma marca seja forte e se destaque no mercado, o produto/serviço deve ter um relacionamento satisfatório com o público-alvo.

Quando essa relação é positiva e se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto em si.

Para que o branding seja eficaz, algumas técnicas são seguidas, como o reconhecimento do público-alvo, o posicionamento da marca e a construção multissensorial.

Diversas áreas, como o design, publicidade e marketing, podem trabalhar juntas para realizar um branding de sucesso.

Identidade visual

Branding e a identidade visual

Identidade visual é o modo que o nome de uma empresa é transmitido, de uma forma que o negócio (o produto) da empresa seja simbolizado adequadamente.

Essa transmissão pode ser realizada através de uma combinação de textos verbais ou não verbais, ou seja, pelo uso de palavras e imagens. Outros elementos também podem ser utilizados, como cores específicas, ícones e slogans que melhor simbolizam a empresa.

A identidade visual é a representação gráfica do que a empresa é, representação esta que sempre deve apelar para os clientes/público-alvo.

A importância da identidade visual

A identidade visual é o primeiro elemento de uma marca que o cliente irá entrar em contato.

Por isso a seriedade desse elemento; a identidade visual irá carregar a imagem da sua empresa. O design de uma identidade visual deve condizer com o design do restante da empresa, para que essa relação seja ainda mais perceptível.

Uma identidade visual bem produzida é capaz de agregar valor à marca, é capaz de destaca-la no mercado, consegue transmitir de maneira satisfatória a imagem da empresa e proporciona a sensação de estabilidade/profissionalismo aos clientes.

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