Origem do carnaval

Apesar de curtir o Carnaval, será que você é capaz de explicar qual é a origem desta festa tão popular e alegre? Entenda a sua origem!

No Brasil, nesta época do ano, nos primeiros meses, é grande a preparação e a empolgação para com o carnaval, que é a festa mais popular e mais famosa de todas dentro do calendário do país.

Mas apesar de curtir a folia do carnaval, ou de simplesmente aproveitar os dias de folga para descansar e viajar, será que você é capaz de explicar qual é a origem desta festa tão popular e alegre?

Portanto, para ajudar você na tentativa de responder a esta questão cultural de suma importância para o entendimento de nosso país, nós vamos dar alguns detalhes sobre a origem do carnaval. Fique atento às próximas linhas!

Início do Carnaval

Origem do carnaval

O nome da festa tem ligação com o chamado “adeus a carne”, que se caracterizava pelo jejum e pela abstinência em relação à carne que era praticada no período que vinha logo em seguida aos festejos carnavalescos.

Em latim, carnaval é “carnis levale”, e desde o princípio, esta festa se notabilizou pela presença da alegria, da extravagância e pelos exageros comportamentais, que com o tempo começaram a distanciar o carnaval do seu passado religioso.

A origem do carnaval provavelmente se deu na Grécia, como uma comemoração mais voltada aos deuses de sua mitologia, especialmente aos que estavam mais relacionados com as colheitas.

Depois disto, a Igreja Católica acabou por fazer uso do carnaval como uma festa para anteceder o período de quaresma, o que deve ter ocorrido em 590 d.C., fazendo com que se tornasse uma festa mais religiosa para muitas regiões da Europa.

Cada região apresentava peculiaridades próprias em relação ao carnaval e os festejos variavam muito de local para local, e esta característica acabou por ser trazida para o Brasil por Portugal, fazendo com que o carnaval brasileiro ganhasse diversos contornos diferentes, variando muito de região para região do imenso país.

Origem do carnaval

O carnaval parisiense

De Paris para o mundo, é como podemos definir o modelo de carnaval com fantasias que conhecemos atualmente, sendo que muitas outras cidades acabaram por copiar esta lógica, inclusive com os concursos de fantasias.

No entanto, no Rio de Janeiro, acabou por surgir um modelo de carnaval que acabaria por se consolidar como o símbolo do carnaval que é conhecido no Brasil inteiro e também no mundo: o carnaval com desfiles de escolas de samba.

Este carnaval acabou sendo exportado para outras cidades do país, e também para outras cidades do mundo, sendo que atualmente, há este tipo de desfile em São Paulo, e em outras cidades também.