Ecoturismo na atualidade

O ecoturismo tem, por definição, a preocupação para com a ecologia, e por este motivo, é representado pelas atividades turísticas na natureza.

Com a preocupação cada vez mais crescente para com as questões relacionadas ao meio ambiente e à sua preservação, nada mais justo que várias modalidades de atividades passassem a ganhar um “verniz” mais ecológico.

E o que dizer de uma das atividades humanas mais importantes de todas: o turismo? Pois o turismo também apresenta uma variante mais preocupada para com as questões ambientais, e ela atende pelo nome de ecoturismo.

Esta variante do turismo convencional está cada vez mais forte, sendo uma das que mais cresce na atualidade, gerando empregos e criando novas rotas turísticas mais voltadas à natureza e mais preocupadas com a sustentabilidade.

O que é?

Ecoturismo na atualidade

O ecoturismo tem, por definição, a preocupação para com a ecologia, e por este motivo, é representado pelas atividades turísticas que se utilizam dos patrimônios naturais e culturais do planeta de modo sustentável.

Os praticantes do ecoturismo têm como principal preocupação conhecer locais intocados, mas sempre de modo a não causar danos ao meio ambiente, procurando também incentivar a conservação destes locais.

O ecoturismo é capaz de, entre outras coisas, contribuir para a formação de uma consciência ambientalista nas pessoas, sendo que este processo se dá por meio da interpretação do ambiente ao qual está sendo realizada a visitação.

Crescimento exponencial

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo é simplesmente a variante de turismo que mais cresce no mundo, apresentando crescimento na casa dos 25% ao ano.

Para que se tenha uma ideia do tamanho deste crescimento, a taxa de crescimento do turismo convencional está na casa dos 7,5% ao ano, o que dá a medida do tamanho da importância que o ecoturismo tem ganhado junto às pessoas do mundo todo.

Desta forma, o ecoturismo consegue apresentar um faturamento anual superior aos 260 bilhões de dólares, o que pode ser considerado um número assombroso, dado o seu potencial de crescimento.

O ecoturismo no Brasil

Um dos países com maior quantidade de destinos considerados voltados ao ecoturismo, o Brasil apresenta um crescimento para esta variante de turismo que acompanha o crescimento em nível mundial.

Ecoturismo na atualidade

No país, anualmente, milhares de turistas chegam de outros países, além dos turistas internos, que também procuram pelos destinos prediletos do ecoturismo nacional: Amazônia e Pantanal.

As controvérsias

No entanto, há quem critique o ecoturismo por causa do grande fluxo de pessoas que ele acaba levando a ecossistemas que em muitos casos são frágeis e podem simplesmente receber impactos permanentes causados pelos turistas.

Para os defensores, entretanto, o ecoturismo gera mecanismos de proteção para estes ecossistemas, além de gerar recursos. 

Para saber mais sobre o Ecoturismo, não há alternativa melhor do que fazer esse curso do iPed!