Técnicas de corte e penteado para cabeleireiro

Para trabalhar em salões de beleza, é preciso entender pelo menos o básico sobre todos os tipos de tratamentos de cabelo. Confira!

Para trabalhar em salões de beleza, é preciso entender pelo menos o básico sobre todos os tipos de tratamentos de cabelo, principalmente no que se refere ao corte e aos diferentes penteados disponíveis. Um cabeleireiro não tem a responsabilidade apenas de trabalhar no cabelo: Ele deve garantir a segurança do cliente, contando com produtos de qualidade e técnicas confiáveis, garantindo os resultados esperados pelo consumidor.

Considerando um amplo estudo sobre técnicas e ferramentas de salão, o cabeleireiro experiente pode fazer muito sucesso em sua profissão e conquistar seu espaço na carreira da moda. Para saber por onde começar em seus estudos confira algumas dicas de técnicas que serão uteis em toda a profissão:

Determinar o estilo do cliente

Técnicas de corte e penteado para cabeleireiro

A primeira dica vital para cortar e montar penteados com precisão é conhecer o cliente e observar seu estilo para, assim, tomar decisões precisas que garantirão sua satisfação. A partir desta análise é possível determinar os tipos de corte e a relação de detalhes em cada trabalho.

Dentro desta análise de estilo de cliente, também deve estar incluído o estudo do tipo de rosto do mesmo, fator determinante para garantir que o corte irá lhe cair bem ou não. Nesta relação, podemos encontrar rostos redondos, quadrados, ovais, triangulares, compridos ou ainda em formatos de coração ou diamante.

O diagnostico dos cabelos, definindo o tipo dos fios (se são danificados, quimicamente tratados, secos, oleosos, entre outros), também é essencial para tomar a decisão certa no corte ou penteado a ser feito.

Cortes de cabelo

O trabalho de cortes feito no salão conta, primeiramente, com o apoio de ferramentas à altura de sua qualidade: Entre eles, tesouras afiadas a laser, navalhas ou dentadas são essenciais para trabalhar o corte. Para cortar, seguindo as ideias do cliente e suas próprias referências, separe o cabelo em mechas e corte no sentido ideal para conferir determinado visual aos fios. O mesmo serve para as franjas.

Técnicas de corte e penteado para cabeleireiro

Penteados de salão

Partindo dos penteados básicos, que são coques e tranças, o cabeleireiro pode abusar da criatividade e conferir estilos variados às clientes. É recomendado atentar-se ao tipo de cabelo para encaixar o penteado perfeito seguindo cada estilo, evitando problemas com controle de volume, redução de cachos, entre outros.

Não se esqueça da produção final que deve contar com substâncias capazes de sustentar o penteado e impedir que o mesmo se desfaça – a durabilidade do penteado é essencial para garantir a satisfação da cliente!

Quer tornar-se um profissional da área? Comece pelo curso grátis de Cabeleireiro!