Supervisão Pedagógica é responsável pela avaliação do desempenho do docente, sempre voltando-se a uma ótica formadora, reflexiva e interativa.
Profissionais da educação, principalmente professores do ensino infantil, básico e secundário, já devem ter ouvido falar no termo supervisão pedagógica.
Essa disciplina nada mais é, de forma resumida, um conjunto de conhecimentos, métodos e estratégias na área da Pedagogia. Principalmente no que diz respeito à coordenação e avaliação das equipes de professores e outros agentes educativos – por isso o nome “supervisão”.
Essa disciplina é muito vasta e abrange diversas áreas ligadas à pedagogia. Ela é responsável, por exemplo, pela avaliação do desempenho do docente, sempre voltando-se a uma ótica formadora, reflexiva e interativa.
A supervisão pedagógica também responsabiliza-se pela:
O supervisor pedagógico deve ter bom relacionamento com os professores de uma instituição, já que engloba-se nessa interação questões educativas e pedagógicas do dia a dia escolar.
Porém, dentro da escola, a figura do supervisor pode não ser bem delimitada. Embora seu papel seja o de fiscalizar e supervisionar, o professor não deve se sentir pressionado ou encarar a figura do supervisor como alguém que simplesmente diz o que está errado e o que está certo.
A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que essa simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivencias e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo.
O papel do supervisor é importantíssimo no contexto educacional.
Anteriormente, o supervisor atuava somente garantindo a eficiência escolar através da inspeção dos docentes.
Contudo, outras atribuições surgiram à essa profissão, cujo objetivo principal é o de propiciar aos indivíduos uma educação de qualidade, que o forme como ser humano livre e ciente dos seus direitos e deveres na sociedade.
O supervisor garante que o trabalho pedagógico seja de qualidade e voltado à ação humanizadora, tornando possível uma sociedade capaz de reinvenções e de melhorias.
Esse tipo de trabalho é algo imprescindível no Brasil, visto o descaso e precariedade de ensino de muitas escolas.
O supervisor participa ativamente a construir essa escola dinâmica, cooperando com mudanças construtivas no ensino e no aprendizado, interagindo com toda a comunidade escolar.
TDAH
Ensina sobre os sintomas do TDAH, quais são as características, as dificuldades sofridas ao longo da vida por conta desse...
Curso Grátis
Educação Infantil de Alta Performance
Você compreenderá a influência da neurociência na prática pedagógica, os...
Curso Grátis
Designer Instrucional
Aborda Os princípios elementares do Design Instrucional: Suas origens, as metodologias mais fundamentais, algumas peculiaridades,...
Curso Grátis
Como Estudar para Vestibular e Concursos
Você conhecerá a estrutura de provas para vestibulares, temas mais cobrados,...
Curso Grátis
Ensinando subtração e adição para crianças
Ensinar cálculos para as crianças não se trata de uma missão impossível....
5 dicas para fazer um TCC de arrasar
Concluir o processo de formação não é tarefa fácil e quem chega até lá sabe...
A importância dos jogos computadorizados na educação
Por incrível que possa parecer, os jogos computadorizados possuem uma certa...
Para educar os pequenos é preciso levar em conta cada fase e a relação que o...