Dicas para lidar com TDAH

O TDAH é uma sigla que significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Veja como lidar com ele!

O TDAH é uma sigla que significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Sua origem é neurobiológica, e ele começa a surgir durante a infância, acompanhando o indivíduo, em grande parte dos casos, por toda a vida.

Esse transtorno atinge uma parcela consideravelmente baixa na sociedade brasileira: de acordo com a Associação Brasileira do TDAH, ele atinge cerca de 3% a 5% da população infantil.

Ainda assim, possui forte impacto na vida dos que o têm, acarretando uma série de sintomas, como desatenção, hiperatividade e também impulsividade.

Dicas para lidar com TDAH

Quando uma criança apresenta o transtorno, os primeiros a sofrer com isso são os pais. Isso porque, embora eles possam acreditar que o seu filho tem apenas um jeito diferenciado, receber a notícia de que ele possui TDAH é sempre um choque.

Se você é pai, mãe, parente, amigo ou apenas convive com alguém que possui TDAH, provavelmente já buscou se informar sobre o que é o transtorno, seus sintomas, etc. Mas, o grande dilema é: como lidar com uma criança ou com um adulto que apresenta esse quadro?

Por isso, neste texto, o nosso objetivo não é explicar com profundidade o TDAH, mas oferecer dicas sobre como lidar com aqueles que têm o transtorno.

Confira!

Dicas para lidar com TDAH

Melhores dicas para lidar com o TDAH

  • Suspenda hábitos de repreensões e castigos;
  • Elogie, reconheça e valorize o que essas pessoas têm de bom;
  • Todo esforço positivo anima as crianças e o adultos que são portadores da doença e evita, assim, problemas mais sérios;
  • É necessário acompanhamento psicopedagógico e reforço escolar para ajudar nas atividades escolares;
  • Ter colegas de escola impede que quem tem o transtorno queira desistir;
  • A escola deve ajudar no tratamento, e os pais devem prover suporte, informando-a sobre o quadro e estando sempre em comunicação com a instituição escolar;
  • É necessário oferecer limites e muita afeição no dia a dia.

Mas há muito mais! Portanto, faça a sua matrícula no curso de TDAH e aproveite.