O que faz um arteterapeuta?

A arteterapia nada mais é do que uma disciplina híbrida cujas bases residem nas mais variadas formas de arte e também da psicologia.

Nos dias de hoje, terapias complementares ganham cada vez mais força, com o surgimento de um grande número de novas variedades que permitem às pessoas tipos de tratamentos totalmente inovadores e diferenciados.

E um bom exemplo de terapia complementar importante que começa a ganhar mais adeptos atende pelo nome de arteterapia, que vamos falar de modo mais detalhado neste artigo, procurando dar foco na figura do arteterapeuta.

O que é a arteterapia?

O que faz um arteterapeuta?

A arteterapia nada mais é do que uma disciplina híbrida cujas bases residem nas mais variadas formas de arte e também da psicologia, sendo uma forma de terapia que procura aliar e extrair o que há de melhor, tanto nas artes de um modo geral, quanto na psicologia.

Estruturada como terapia complementar de vulto, a arteterapia se apresenta como uma alternativa que começa a ser muito utilizada em tratamentos importantes para problemas e transtornos, com resultados realmente satisfatórios.

Os profissionais qualificados e devidamente habilitados para aplicar as técnicas da arteterapia são conhecidos como arteterapeutas, que vamos conhecer mais a seguir, procurando entender especialmente quais são as suas atribuições.

As origens da arteterapia remetem ao século XIX, quando o médico alemão chamado Johann Christian Rell criou e estruturou uma espécie de protocolo terapêutico que serve de base aos profissionais da área até os dias de hoje.

As atribuições de um arteterapeuta

Arteterapia

O profissional que aplica as técnicas da arteterapia é chamado de arteterapeuta, e suas atribuições estão relacionadas às práticas artísticas em praticamente todas as suas manifestações relacionadas aos processos terapêuticos.

O arteterapeuta costuma usar elementos da música, da pintura, do desenho e de outras coisas para catalisar sentimentos, procurando dar ao indivíduo totais condições para que ele consiga extravasar tudo que o impede de desenvolver melhor seu autoconhecimento, entre outras coisas.

Atualmente, é comum ver um arteterapeuta atuando em tratamentos direcionados a pessoas de praticamente todas as idades, com resultados para lá de satisfatórios, o que torna esta terapia complementar cada vez mais apreciada e recomendada para tratamentos psicológicos.

Uma pessoa com problemas consegue se expressar melhor por meio de elementos da música, da escrita, da pintura, do desenho e da dança, e por este motivo, a arteterapia está cada vez mais sendo empregada para tratamentos psicológicos.

Portanto, um arteterapeuta é o profissional que emprega a arte para ajudar em tratamentos terapêuticos de ordem psicológica de indivíduos que apresentam transtornos dos mais variados. 

Quer ser um? Dê o primeiro passo ao matricular-se no curso de arteterapia. Aproveite!