O que são as gerações X e Y?

Sucessora da chamada geração X, a geração Y também é chamada de geração da internet ou de geração do milênio. Entenda suas diferenças!

Muita gente com toda a certeza já ouviu falar delas: as chamadas gerações X e Y, que são muito citadas por estudiosos de comportamento e também por historiadores para definir épocas e costumes gerais.

Mas será que você realmente sabe o que são as gerações X e Y? Pois é para ajudá-lo a responder a esta pergunta que convidamos você a ler as próximas linhas deste artigo, para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Geração X

O que são as gerações X e Y?

O termo geração X surgiu para se referir à geração que nasceu depois do período chamado de Baby Boom, que tinha dado origem aos Baby Boomers, que são os filhos nascidos no período pós Segunda Guerra Mundial.

A geração X normalmente abrange pessoas nascidas entre o início dos anos 1960 e o final dos anos 1970, sendo que para alguns especialistas, pode se abranger também pessoas nascidas no início dos anos 1980, até 1984.

Para muitos, a rigidez na definição de uma geração pode ser complicada, já que na verdade, as alterações que diferem uma geração de outra podem surgir durante períodos mais flexíveis, que giram em torno de 4 ou 5 anos.

A geração X se notabilizou pela rebeldia, pela aversão aos tradicionais valores da família, pela subversão de tais valores e pelo posicionamento mais agressivo em relação a temas polêmicos, como aborto, guerras e política, entre outras coisas.

O termo surgiu por conta de um estudo feito por Jane Deverson no ano de 1964, que acabou resultando num livro, que foi compilado com a ajuda do jornalista Charles Hamblett, que se chamou Geração X.

Geração Y

O que são as gerações X e Y?

Sucessora da chamada geração X, a geração Y também é chamada de geração da internet ou de geração do milênio, sendo que ela se refere às pessoas nascidas após o ano de 1980 até a primeira metade da década de 1990, sendo que para alguns sociólogos, também abrange o final da década de 1970.

O termo surgiu para diferenciar-se da geração X, e foi cunhado pela Sociologia, mais especificamente por um dos muitos autores de tratados sociológicos importantes, como Don Tapscott.

Por ser uma geração que cresceu e se desenvolveu acompanhando uma série de desenvolvimentos e avanços tecnológicos, a geração Y é considerada a primeira geração da humanidade que nasceu completamente inserida dentro de uma lógica mais tecnológica.

Televisão, computador e muito mais já estavam dentro do cotidiano da maior parte dos seres humanos das grandes cidades do mundo, e esta geração também viu surgir o telefone celular e muito mais. 

Para aprender sobre esses e outros assuntos relacionados, faça a sua matrícula nos cursos do iPED.