Análise sobre a Economia brasileira atual

Análise sobre a Economia brasileira atual

O mais curioso que pode ocorrer para um brasileiro que tenta analisar a economia brasileira atual é lembrar que há pouco mais de 20 anos ela vivia afundada numa inflação assustadoramente grande.

No entanto, o que se viu depois da implantação do Plano Real entre os anos de 1993 e 1994 foi uma melhora considerável da estabilidade econômica, especialmente por conta do controle da inflação, que demoraria muito a dar as caras por aqui novamente.

Só que depois de 9 anos, o fato é que mesmo com condições internacionais favoráveis, o Brasil não cresceu tudo que deveria e hoje se vê diante de um futuro um tanto nebuloso novamente.

O que levou à recessão?

Análise sobre a Economia brasileira atual

Esta é uma pergunta que deveria ser respondida pela atual e recém-eleita presidente, já que foi durante o seu primeiro mandato que aparentemente as coisas desandaram de vez.

Em 2010, o futuro parecia promissor demais para o Brasil, já que ao final deste ano, o seu PIB (Produto Interno Bruto) apresentou um crescimento considerável de nada menos do que 7,5%.

Parecia que tudo iria melhorar durante o primeiro mandato da presidente, mas o fato é que com gastos em obras que, em muitos casos, não foram concluídas e que não geraram as riquezas que eram prometidas em campanha, o país iniciou um processo de recessão.

Atualmente, por conta da ausência de medidas para estimular de fato os investimentos estrangeiros e para estimular o empreendedorismo dentro do país, o Brasil acabou perdendo o “bonde” da História, desperdiçando um dos seus melhores momentos nos últimos anos.

Medidas estúpidas

Análise sobre a Economia brasileira atual

Para piorar, também foram cometidos erros estratégicos importantes que acabaram por levar o país para um período realmente difícil e complicado, onde simplesmente seus portos foram “fechados”.

Com a desculpa de que era necessário estimular a indústria local, o Brasil acabou enfraquecendo a economia, criando mecanismos e barreiras que acabaram por engessar a indústria, que encolheu.

Com a importação de produtos cada vez mais cara, o que gerou distorções como a que foi vista no caso do lançamento do Playstation 4, onde até a Sony se manifestou publicamente indicando qual seria o preço sugerido para o console no Brasil, o Brasil também obrigou empresas a produzir usando uma porcentagem mínima de insumos originados daqui.

Deste modo, muitas empresas estrangeiras se viram diante de um dilema importante, que acabou por afastar a produção e acabou por colocar o Brasil diante de um futuro um tanto nebuloso e incerto. 

Gostaria de se aprofundar quanto à Economia? Então matricule-se já no curso!