Entenda as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional!
Há uma grande diferença entre os grandes mercados internacionais e os mercados domésticos, e por causa destas diferenças, é possível observar que há formas distintas de se enxergar o marketing para os dois tipos de mercados.
Pois é sobre as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional que vamos tratar neste artigo, mostrando como entender estas diferenças pode fazer uma empresa, por exemplo, ter ou não ter sucesso em seus negócios.
Voltado para o mercado interno, o marketing doméstico se dá em cima de um processo que já está estabelecido, principalmente por causa do conhecimento maior sobre o funcionamento e sobre a lógica deste mercado local.
É por meio desta proximidade com a lógica e o funcionamento dos mercados locais que o marketing doméstico permite que ações pontuais sejam direcionadas, bem como também permite que o desenvolvimento de produtos também possa ser feito de modo mais direcionado.
Com o marketing doméstico, uma empresa pode, por exemplo, estruturar o funcionamento de sua área de comunicação, bem como também de sua área de logística, já que as entregas, por exemplo, poderão ser feitas de modo mais simples, bem como toda a distribuição de produtos dentro de pontos de venda também.
Igualmente importante e muito ligado aos mercados internacionais, entendendo seu funcionamento e a sua lógica, o marketing internacional funciona de forma bem similar à do marketing doméstico.
No entanto, o marketing internacional acaba apresentando certos aspectos que o distanciam completamente do marketing doméstico, permitindo que uma nova análise seja feita em cima das diferenças entre os dois.
O primeiro destes aspectos é a maior preocupação para com a análise do ambiente, que se dá em virtude do fato de que toda a sua atuação se dá em outros mercados, ou seja, em outras economias.
É fundamental que seja feita este tipo de análise, já que é por meio dela que se pode entender, entre outras coisas, as diferentes legislações existentes dentro do amplo mercado internacional.
O outro aspecto que diferencia e distancia o marketing internacional do marketing doméstico é a maior preocupação com a distribuição dos produtos, que se dá, em muitos casos, cobrindo distâncias muito maiores do que as distâncias que seriam cobertas dentro do mercado interno.
Com estes dois aspectos particulares, o marketing internacional acaba se apresentando como um tipo de marketing mais amplo e mais complexo em relação ao marketing doméstico.
Por isso, é importante que você aprenda mais sobre o assunto. Faça a sua matrícula no curso completo!
Marketing digital
Você aprende como criar uma conta de alta performance no Google Adwords, como criar anúncios no Instagram, como fazer posts que...
Curso Grátis
Marketing e o Mundo Globalizado
Aborda O marketing nos dias atuais , O que é marketing pessoal? , Quem é o...
Curso Grátis
Estratégias de Negociação
Apresenta as etapas de negociação do início ao fim, da etapa de prospecção ao...
Curso Grátis
Técnicas de SEO
Você aprende sobre ferramentas e técnicas de SEO, como analisar seus concorrentes, audiência e palavras-chave, técnicas de link...
Curso Grátis
O que Silvio Santos pode ensinar sobre superação financeira
Tornou-se um dos mais consagrados e queridos ícones da televisão e do público...
Importância de um site profissional para empresas
Investir no visual é uma das dicas, afinal, as cores têm o poder de repelir...
Buscando estratégias para alcançar o sucesso da corporação
O caminho para uma empresa alcançar o sucesso é formado por alguns degraus....
Marketing na gestão empresarial
Não adianta ter um bom produto, mas não ter um público que o consuma. Vamos...