Sobre o profissional técnico de segurança do Trabalho

A principal e grande função do técnico de segurança do Trabalho é de realizar serviços de prevenção a acidentes nas empresas. Confira!

Você já ouviu falar sobre o profissional técnico de segurança do trabalho? Sabe o que significa? Suas funções, área de atuação e muito mais? Se você nunca ouviu falar sobre isso, ou então deseja saber mais sobre este assunto, então se prepare, pois neste texto você ficará por dentro de tudo sobre esta profissão tão importante para todos.

Bem, este profissional atua na área de segurança dentro do trabalho, ou seja, ele é a pessoa responsável por atuar em tudo que se refere a prevenção de acidentes no trabalho.

Quais suas funções

Sobre o profissional técnico de segurança do Trabalho

A principal e grande função deste profissional é de realizar serviços de prevenção a acidentes de trabalho. Por isso, o objetivo é de sempre pensar em quais estratégias pode-se criar dentro de uma empresa ou órgão, para poder minimizar a quantidade de acidentes.

Com isso, é comum haver cursos, palestras e até mesmo treinamento para que os funcionários e colaboradores saibam o que devam fazer para se prevenir ou então saber o que fazer em algum momento de necessidade.

Por exemplo, hoje em dia há empresas de grande porte que promovem palestras com profissionais da área para falar sobre o assunto. Essas palestras tem o objetivo de educar os funcionários para se prevenir e ainda dizer o que deve ser efeito em caso de incêndio e muito mais.

Em alguns casos, as empresas ainda realizam testes práticos para ensinar a todos o que deve-se fazer na hora de alguma ocorrência grave. Um exemplo disso é de simular um incêndio ou apagão em um prédio de trabalho e treinar os funcionários para saber como agir neste momento, fazendo fugas e muito mais.

Sobre o profissional técnico de segurança do Trabalho

Mercado de trabalho

Esta é uma área que está crescendo muito nos últimos tempos, pois as empresas estão se preocupando cada vez mais na prevenção de acidentes e também na segurança de seus funcionários. Por isso, o mercado de trabalho para estes profissionais também cresceu e está bem amplo. Com isso, eles podem atuar em diversos locais.

Contudo, um profissional técnico de segurança do trabalho pode exercer a sua função em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que contenham empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.

E se você deseja seguir por essa área, uma boa pedida é realizar o curso de segurança do trabalho!